Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Freitas do Amaral prevê "um grande mandato" para António Guterres

O antigo ministro e ex-presidente da Assembleia Geral da ONU Freitas do Amaral afirmou hoje que António Guterres "vai fazer um grande mandato" como secretário-geral das Nações Unidas, "melhor do que os três últimos".

Freitas do Amaral prevê "um grande mandato" para António Guterres
Notícias ao Minuto

23:02 - 05/10/16 por Lusa

Mundo ONU

"Sendo Guterres uma pessoa de consensos e uma pessoa de causas, estou convencido que ele vai fazer um grande mandato como secretário-geral das Nações Unidas", disse à TSF o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Para o ex-líder e fundador do CDS, o antigo primeiro-ministro português "vai ser melhor do que os três últimos secretários-gerais".

"Dois deles quiseram mandar nos Estados Unidos e na Rússia e não conseguiram", assinalou Freitas, lembrando que "foram muito criticados e um deles fez só até um mandato - Boutrous Ghali -, Kofi Annan fez dois, mas no segundo mandato saiu de rastos".

Freitas fez um balanço negativo do mandato do atual secretário-geral, Ban Ki-moon, que "não fez nada, era completamente passivo".

Para o antigo chefe da diplomacia portuguesa, António Guterres é "uma pessoa de consensos e de causas" e, por isso, acredita que irá fazer um "grande mandato como secretário-geral da ONU".

O ex-primeiro-ministro português foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

O Conselho de Segurança deverá aprovar na quinta-feira uma resolução a indicar à Assembleia-Geral da ONU o nome de António Guterres, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 01 de janeiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório