Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Israelitas esperam que Guterres ponha fim a "obsessão com Israel"

O embaixador israelita nas Nações Unidas manifestou esperança de que António Guterres, hoje indicado como favorito para secretário-geral da ONU, consiga parar com "a obsessão contra Israel" na organização, informaram os 'media' do país.

Israelitas esperam que Guterres ponha fim a "obsessão com Israel"
Notícias ao Minuto

20:25 - 05/10/16 por Lusa

Mundo ONU

"O Estado de Israel espera que as Nações Unidas, sob a sua liderança, atuem no espírito dos seus princípios fundadores como uma organização justa, capaz de distinguir o bem e o mal e de pôr fim à sua obsessão com Israel", disse Danny Danon, citado pelo jornal Jerusalem Post.

O diplomata afirmou esperar que a mudança de liderança na Organização das Nações Unidas possa levar "à cessação da atitude hostil contra o Estado judeu".

Desejando sucesso ao ex-primeiro-ministro português no seu novo cargo, Danon pediu-lhe que nomeie um enviado especial para combater o antissemitismo.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório