Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Candidatos derrotados dão parabéns a Guterres

Vários dos 12 candidatos a secretário-geral da ONU ultrapassados hoje por António Guterres nas votações do Conselho de Segurança já deram os parabéns ao candidato e elogiaram a sua candidatura.

Candidatos derrotados dão parabéns a Guterres
Notícias ao Minuto

21:36 - 05/10/16 por Lusa

Mundo ONU

"Resultados agridoces hoje. Amargos: não é uma mulher. Doces: venceu o melhor homem na corrida. Parabéns, António Guterres. Estamos todos contigo", escreveu no Twitter a candidata da Costa Rica, Christiana Figueres, que desistira da corrida no mês passado.

Outra mulher, Helen Clark, lembrou que conhece António Guterres desde que ele era primeiro-ministro de Portugal e ela era primeira-ministra da Nova Zelândia, tendo trabalhado juntos na ONU nos últimos anos.

Kristalina Georgieva, que entrou na corrida apenas na semana passada, deu os parabéns ao português e desejou "a melhor das sortes na procura de uma agenda ambiciosa para a ONU."

Irina Bokova, que durante muito tempo foi tida como favorita, desejou "os mais sinceros parabéns" ao seu colega da ONU, onde dirige a UNESCO, e disse estar "mais do que confiante de que será um excelente secretário-geral."

Danilo Turk e Vuk Jeremic também recorreram ao Twitter para dar os parabéns a António Guterres.

"Parabéns a António Guterres ao tornar-se no próximo secretário-geral da ONU. Desejo-lhe o melhor na concretização das suas novas funções", escreveu Jeremic, o sérvio que chegou a estar em segundo lugar na corrida.

Depois da resolução com o nome de Guterres ser aprovada amanhã pelo Conselho de Segurança, o nome do português segue para aprovação na Assembleia Geral da ONU.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 01 de janeiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório