Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Lula da Silva acusado de favorecer negócios de um sobrinho em Angola

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva foi hoje indiciado por corrupção passiva por alegadamente ter usado a sua influência para favorecer o pagamento de um suborno a um sobrinho em contratos firmados em Angola, noticia a imprensa brasileira.

Lula da Silva acusado de favorecer negócios de um sobrinho em Angola
Notícias ao Minuto

19:05 - 05/10/16 por Lusa

Mundo Polícia

Segundo a imprensa, a polícia suspeita de que Taiguara Rodrigues, sobrinho de Luiz Inácio Lula da Silva, tenha recebido 20 milhões de reais (5,5 milhões de euros) no âmbito de um contrato da empresa Exergia (projetos de engenharia), da qual é sócio, com a empreiteira Odebrecht em Angola.

O negócio terá sido fechado devido à influência do ex-Presidente brasileiro, acrescenta.

A acusação foi baseada em investigações da Operação Janus, que analisa irregularidades no financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) para obras da Odebrecht em Angola.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que a empresa do sobrinho de Lula da Silva teria sido beneficiada na obra de ampliação e modernização da hidroelétrica de Cambambe, em Angola.

Segundo o jornal brasileiro, a polícia brasileira estaria investigando um contrato de prestação de serviço da Exergia com a Odebrecht firmado em 2012, no valor de 3,5 milhões de reais (970 mil euros).

Hoje também foram indiciados Taiguara Rodrigues, Marcelo Odebrecht e mais sete executivos da empreiteira Odebrecht.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório