Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Furacão Matthew provoca estragos nas Caraíbas e cancela viagem de Obama

O Presidente dos EUA, Barack Obama, anulou hoje a deslocação que tinha previsto para quarta-feira ao Estado da Florida, devido ao furacão Matthew, que está a provocar estragos nas Caraíbas.

Furacão Matthew provoca estragos nas Caraíbas e cancela viagem de Obama
Notícias ao Minuto

20:34 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Obama pretendia participar numa ação de apoio à candidata dos democratas à Presidência, Hillary Clinton, em Miami, neste Estado considerado determinante para as eleições presidenciais de 08 de novembro.

Além desta ação, Obama pretendia também discutir o balanço da sua lei de cuidados de saúde, a designada Obamacare, durante uma reunião em Tampa, na costa oeste do Estado.

"Temos a esperança de poder agendar estes eventos rapidamente. Mas isso está dependente do impacto da tempestade e da agenda do Presidente", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

O "extremamente perigoso" furacão de categoria 4 Matthew, que apresenta ventos máximos sustentados de 230 quilómetros por hora, vai atingir hoje Cuba em cheio, adiantou o Centro Nacional de Furacões (CNF), dos EUA, no seu boletim das 19:00 (horas de Lisboa).

O remoinho do Matthew, que chegou hoje a terra no oeste do Haiti, às 07:00 (12:00 de Lisboa) "vai chegar a partes do extremo oriente de Cuba esta tarde", para continuar para o norte-noroeste na quarta-feira e noroeste durante a noite, especificou o CNF.

Durante a sua passagem pelo Haiti, o Matthew provocou três mortes, destruiu dezenas de casas e forçou a deslocação de milhares de habitantes.

O representante da agência da Organização das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, Marc Vincent, destacou que "esta foi a pior tempestade que o Haiti conheceu desde há décadas e os desgastes são, sem qualquer dúvida, significativos".

A força do Matthew não deu qualquer sinal de abrandamento à medida que se dirigia para Cuba, mantendo-o na categoria 4, de cinco, da escala de Saffir-Simpson.

Durante a noite de terça para quarta-feira e durante o dia de quarta-feira, o furacão incidirá sobre as Bahamas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório