Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Bélgica estuda ilha artificial para prevenir subida do nível do mar

O governo da Flandres (Bélgica) está a estudar a construção de uma ilha artificial ao largo da costa belga com o objetivo de limitar os efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras, afirmaram hoje fontes do executivo regional.

Bélgica estuda ilha artificial para prevenir subida do nível do mar
Notícias ao Minuto

16:54 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Flandres

A eventual subida do nível do mar e as fortes tempestades são alguns dos principais receios do executivo flamengo.

Em princípio, a construção do projeto irá arrancar em 2020 e a ilha será edificada em frente ao município de Knokke-Heist para proteger a margem oriental dos 67 quilómetros da costa belga.

Antes de iniciar a construção, o governo da Flandres investiu oito milhões de euros em estudos sobre a viabilidade da futura ilha, que vai cobrir inicialmente uma superfície de 40 hectares e que ficará a 1,2 quilómetros da costa.

Um dos estudos vai tentar perceber se a ilha consegue proteger a longo prazo a região da Flandres de uma possível subida do nível do mar e de eventuais tempestades violentas que ocorrerem raramente, geralmente uma vez em cada mil anos, precisou a publicação eletrónica Flanders News.

Numa segunda fase do projeto, as autoridades flamengas pretendem ampliar a superfície da ilha artificial, até 450 hectares, e converter a zona num habitat para aves locais e criar um porto.

Esta fase do projeto só seria uma realidade em 2050, de acordo com as projeções citadas pela Flanders News.

"Com este projeto, estamos a olhar para além de 2100 e estamos a preparar-nos para uma subida do nível do mar de 80 centímetros ou mais", afirmaram o ministro da Mobilidade do executivo flamengo, Ben Weyts, e o secretário de Estado para o Mar do Norte do governo federal belga, Philippe De Backer, sobre o projeto conhecido como "Baías Flamengas".

Mas, o projeto não está a ser bem recebido pelas autoridades do município de Knokke-Heist.

De acordo com a Focus TV, estação de televisão da região da Flandres, o conselho municipal de Knokke-Heist já manifestou a sua oposição ao projeto e lamentou não ter sido consultado sobre a matéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório