Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

EUA dizem que não abandonam processo de paz apesar da rutura com Rússia

O secretário de Estado norte-americano John Kerry afirmou hoje que o seu país "não abandonará" o processo de paz na Síria apesar da rutura das conversações com a Rússia após o ataque a hospitais no bastião rebelde do leste do Alepo.

EUA dizem que não abandonam processo de paz apesar da rutura com Rússia
Notícias ao Minuto

14:51 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Síria

Os Estados Unidos "não vão abandonar o povo sírio nem o processo de paz", garantiu Kerry no decurso de uma conferência de imprensa em Bruxelas, para acrescentar que fará "todo o possível", através do Grupo Internacional de Apoio à Síria ou da ONU, para garantir uma solução.

"Permanecemos comprometidos com uma Síria pacífica, estável, unida, não sectária", declarou, para também precisar que não foram suspensos os contactos com os militares russos, para evitar incidentes entre os seus voos.

Em simultâneo, Kerry sublinhou que a Rússia e o regime do Presidente sírio Bashar al-Assad impedem a entrega de ajuda humanitária na Síria, onde a necessidade de assistência é particularmente sentida no leste de Alepo.

"Nas minhas conversações com as forças da oposição e os grupos armados sobre o terreno, todos concordam em deixar passar a ajuda humanitária, mas continua a ser necessário que a Rússia e o regime [sírio] o permitam e garantam", indicou Kerry.

O chefe da diplomacia norte-americana sublinhou a "depravação" do regime de Assad, que "não hesita em continuar a utilizar gás de cloro e lançar barris bomba contra hospitais", e com quem a Rússia "associou os seus interesses e a sua reputação".

"Todas as partes têm o dever de garantir a entrega efetiva de ajuda humanitária", como assinala a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre essa matéria "e que foi aprovada com o voto da Rússia", enfatizou.

Na sua perspetiva, "a Rússia e o regime sabem perfeitamente o que têm de fazer para respeitar a lei internacional e os acordos que em diversas ocasiões anunciaram publicamente que cumpririam".

"Reconhecemos com pesar e grande indignação que a Rússia fez vista grossa face ao deplorável uso por Assad destas armas de guerra que escolheu, gás de cloro e barris bomba contra o seu povo", assinalou.

Kerry indicou que "juntos, o regime sírio e a Rússia, parecem ter rejeitado a diplomacia e tentam garantir a vitória militar sobre corpos destroçados, hospitais bombardeados, crianças traumatizadas de um país que sofre há muito tempo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório