Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Londres não assumirá posição de súplica nas negociações do "brexit"

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou hoje que o Reino Unido não assumirá uma posição de súplica nas negociações com a União Europeia relativas ao "brexit", antes enfrentá-las-á como um Estado "independente e soberano".

Londres não assumirá posição de súplica nas negociações do "brexit"
Notícias ao Minuto

11:33 - 04/10/16 por Lusa

Mundo May

May alertou ainda que haverá "buracos no caminho" no processo de separação do bloco europeu, em declarações à BBC, citadas pela agência Efe, antes de assistir à terceira jornada do congresso anual do Partido Conservador em Birmingham (centro de Inglaterra).

"Muitas pessoas parecem sugerir que deveríamos encarar isto dizendo, 'bem, fomos membros da União Europeia, quando sairmos, o que é que podemos conservar?'", afirmou May.

"Creio que devemos ter uma abordagem diferente, que é 'quando sairmos da UE, seremos um país soberano e independente, que relação queremos com a UE?", disse.

As declarações da líder "tory", que reiterou ainda que a sua prioridade é controlar a imigração, sugerem que Londres irá optar pelo "brexit" duro, ou seja, por cortar todos os laços com Bruxelas, incluindo sair do mercado único, e negociar uma nova relação com os 27.

"Não creio que o Reino Unido deva, seja de que forma for, suplicar à UE. Trata-se de reciprocidade: um bom acordo comercial vai beneficiar-nos a nós e à União Europeia", argumentou.

May sublinhou ainda que, uma vez fora do bloco europeu, o Reino Unido "terá a oportunidade de controlar o movimento [de pessoas] provenientes da UE".

"Acredito que, essencialmente, o que as pessoas votaram no passado dia 23 de junho [no referendo no Reino Unido sobre a saída do país da União Europeia] é que o seu Governo possa tomar esse tipo de decisões", afirmou Theresa May.

A libra esterlina caiu hoje para o seu valor mínimo desde 1985, com o receio dos investidores de verem o Governo britânico optar pelo "brexit" duro, nomeadamente, pela saída do mercado único.

A moeda britânica negociou a 1,276 dólares, 0,58% menos do que no fecho da sessão anterior, na cotação mais baixa dos últimos 31 anos.

Os mercados acompanham com atenção o congresso dos conservadores, que termina esta quarta-feira com um discurso de Theresa May, para detetarem indicações sobre as futuras negociações do "brexit".

May anunciou no último domingo que acionará antes do final de março próximo o artigo 50º do Tratado de Lisboa, que dará início às negociações com Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório