Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

ONU: Votação de quarta vai permitir avaliar hipóteses de Georgieva

A entrada da vice-presidente da União Europeia Kristalina Georgieva na corrida a secretária-geral da ONU vai ter o primeiro escrutínio na quarta-feira, quando os memebros do Conselho de Segurança vão apreciar o seu nome.

ONU: Votação de quarta vai permitir avaliar hipóteses de Georgieva
Notícias ao Minuto

07:58 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Analistas

"António Guterres venceu todas as votações, mas a corrida não está no fim. O próximo voto será crucial por duas razões", disse à Lusa o ex-conselheiro especial de Ban Ki-moon e analista da ONU Edward C. Luck.

"Vamos conseguir perceber se algum dos membros permanentes tem reservas sobre Guterres. E vamos saber o que é que os 15 membros acham de uma entrada à última hora numa corrida que era suposta destacar-se pelo rigor e transparência", conclui o especialista.

A búlgara apresentou-se como candidata somente na semana passada, depois de o seu país ter deixado cair Irina Bokova, até então a escolha para secretária-geral.

A até agora vice-presidente da União Europeia deverá ser apoiada pela Alemanha e pelo próprio presidente da Comissão Europeia mas falta saber que apoios tem dentro do Conselho de Segurança, em particular os que têm assento permanente e direito de veto.

No entanto, há quem acredite que a búlgara cumpre os dois requisitos mais repetidos desta corrida - ser mulher e da Europa de Leste - e que pode reunir o apoio que outros candidatos não conseguiram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório