Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Japão apoia deslocalização do terminal de passageiros do porto de Díli

O Governo do Japão vai financiar, com um apoio de quase 22 milhões de dólares, o projeto de deslocalização do terminal de passageiros do porto de Díli, que arranca em 2017 e estará concluído 22 meses depois.

Japão apoia deslocalização do terminal de passageiros do porto de Díli
Notícias ao Minuto

06:28 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Governo

O atual terminal usado por quem viaja com destino a Oecusse e Ataúro, no lado oriental do porto de Díli, causa algumas dificuldades na gestão das operações de segurança para os passageiros, que se cruzam com movimentos de carga.

Em comunicado, a embaixada do Japão em Díli explica ter respondido positivamente a um pedido de apoio para a transferência do terminal dentro do Porto, para o lado ocidental, tendo o memorando de entendimento do projeto sido assinado no final do mês passado.

O projeto inclui a construção de um cais com dois molhes de 100 metros de comprimento, uma plataforma e outros acessórios, tais como iluminação, abastecimento de água, fornecimento de energia, hidrante, e equipamentos de segurança.

Este molhe será capaz de acomodar dois ferries ao mesmo tempo, incluindo o atual Nacroma, usado na ligação ao enclave de Oecusse e à ilha de Ataúro.

O acordo de cooperação foi assinado numa cerimónia em que participaram o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Gastão de Sousa e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Roberto Soares, do lado de Timor-Leste, e o embaixador do Japão em Díli, Eiji Yamamoto, e o representante da agência de cooperação japonesa JICA, Hideaki Matsumoto, do lado japonês.

No comunicado, a embaixada nipónica explica que o projeto tem como objetivo "contribuir para a melhoria das atividades económicas em Timor-Leste", assegurando "o funcionamento eficiente e seguro do transporte de passageiros" em Díli.

"Espero sinceramente que, com a conclusão do projeto, as pessoas possam utilizar o terminal de 'ferry' de forma mais segura e eficiente, o que vai contribuir para o desenvolvimento do país", disse o embaixador japonês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório