Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Número de mortos em ataque suicida a casamento na Síria sobe para 22

Um casamento no nordeste da Síria transformou-se hoje à noite em 'bodas de sangue', com 22 civis mortos quando um terrorista suicida se fez explodir durante a cerimónia, segundo fontes médicas e de uma organização não-governamental.

Número de mortos em ataque suicida a casamento na Síria sobe para 22
Notícias ao Minuto

23:54 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Atentado

A habitual fonte de informação do grupo que se designa por Estado islâmico, a agência Amaq, assegurou que um dos seus membros tinha "atacado uma reunião de combatentes (curdos) com armas automáticas e um colete de explosivos na periferia da cidade de Hassaké". Esta reivindicação não mencionou o casamento.

Hassaké é controlada pelas forças curdas, inimigo figadal daquele grupo, que tem expulso de várias localidades, desde há dois anos.

"Um suicida fez-se explodir no interior de uma sala na vila de Tall Tawil, no norte de Hassaké, onde decorria o casamento de um combatente das Forças Democráticas Sírias (FDS), matando pelo menos 22 pessoas", disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, à AFP.

As FDS resultam de uma coligação entre árabes e curdos para combater aquele grupo, e contam com o apoio dos EUA.

Uma fonte hospitalar em Hassaké disse à AFP que "havia mais de 20 mortos e dezenas de feridos".

Por seu turno, a agência noticiosa oficial síria, SANA, elevou a quantidade de vítimas mortais para 30 e o de feridos para 90.

Hassaké, controlada quase totalmente pelos curdos, é frequentemente atacada pelo grupo.

Os combatentes curdos estão na vanguarda do combate contra o dito Estado Islâmico e obtiveram várias vitórias no norte e leste do país, mas foram alvo de vários atentados suicidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório