Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Travessia do Mediterrâneo provoca mais 11 mortos na costa da Líbia

Um dirigente da Guarda Costeira líbia informou que hoje, ao largo da costa do país, faleceram 11 pessoas, duas crianças e nove mulheres, quando tentavam atravessar o Mediterrâneo, num bote pneumático, para chegar à Europa.

Travessia do Mediterrâneo provoca mais 11 mortos na costa da Líbia
Notícias ao Minuto

21:49 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Migrações

"Um pescador disse-nos que um barco pneumático estava, com um grupo de migrantes a bordo, ao largo de Garaboulli", a 70 quilómetros a leste de Tripoli, disse este dirigente à AFP, sob anonimato.

"Nós intersectámo-lo e trouxemo-lo para a costa. Encontrámos 11 corpos a bordo, de migrantes afogados, cujos corpos tinham sido recuperados e colocados no barco", acrescentou. "Trata-se de duas criança e nove mulheres. Os seus corpos estão agora na praia", à espera que as autoridades decidam a sua transferência.

Segundo a mesma fonte, 151 pessoas a bordo da embarcação foram transferidas para um centro de acolhimento na região.

Também hoje, foram resgatados mais de 5.600 migrantes, um dos números mais elevados do ano, foram socorridos ao largo da Líbia.

Navios da marinha e guarda costeira italianas, além de navios de várias organizações humanitárias, participaram nos salvamentos.

As saídas de migrantes a partir da Líbia ocorrem, por vezes, em vagas sucessivas, com uma concentração das operações quando o mar está calmo.

Em 30 de agosto, a guarda costeira tinha coordenado o socorro a cerca de 6.500 migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório