Um antigo espião britânico foi autorizado pelo MI5 a publicar um livro com algumas das experiências que viveu no serviço. Em entrevista à Sky News, respondendo sob um nome falso, este espião contou algumas das experiências que viveu.
Num dos casos, vestido de pedinte e numa missão de vigilância, este espião identificou um suspeito que foi detido em Londres.
No carro tinha armas e planeava um ataque. As vítimas eram crianças e respetivos professores, que regressariam no dia seguinte de uma visita a França.
Nesta missão, o espião vestiu roupas velhas, que sujou com a sua própria urina, e ficou a pedir dinheiro à porta de uma mesquita. O seu alvo era precisamente o suspeito que seria detido horas depois.
O espião apercebeu-se de que havia mais mulheres com burkas a sair da mesquita do que aquelas que teriam entrado, um sinal de que haveria gente a disfarçar-se no interior da mesquita.
O seu palpite estava certo, contou o próprio à Sky News, a quem ainda revelou que por vezes há ataques terroristas evitados numa base diária.