Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Eleições municipais palestinianas só na Cisjordânia

O Supremo Tribunal palestiniano decidiu hoje que as eleições municipais, que deviam ser o primeiro escrutínio dos últimos dez anos na Cisjordânia e na faixa de Gaza, só se vão realizar na Cisjordânia.

Eleições municipais palestinianas só na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

12:46 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Supremo Tribunal de Justiça

Estas eleições deviam ser as primeiras desde 2006 a serem organizadas conjuntamente na Cisjordânia e na faixa de Gaza, separadas geograficamente por território israelita e politacamente por anos de divergências entre a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e o movimento de resistência islâmico Hamas.

A ANP, reconhecida internacionalmente, tem sede em Ramallah, na Cisjordânia ocupada pelo exército israelita. O Hamas, considerado uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, governa a faixa de Gaza, depois de ter expulsado a ANP do território em 2007, após ter sido privado da sua vitória nas legislativas de 2006.

As municipais podiam ter contribuído para uma aproximação entre os dois movimentos, mas deixaram evidentes, uma vez mais, as divisões palestinianas.

Perante uma sala cheia, o presidente do Supremo Tribunal, uma instância da ANP, ordenou que o processo eleitoral seja retomado, depois de ter sido suspenso em setembro devido às divisões.

O presidente considerou que os tribunais na faixa de Gaza "não davam as garantias necessárias". Estes tribunais invalidaram recentemente as listas do Fatah, movimento de Mahmud Abbas, dominante na ANP.

Não foi marcada uma nova data para o escrutínio. A agência oficial palestiniana Wafa noticiou que uma nova data será marcada no prazo de um mês.

O Hamas denunciou já o que considerou ser uma "decisão política".

"A decisão do Supremo Tribunal sobre as eleições é discriminatória e ratifica a divisão", afirmou o movimento em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório