Pelas 10:45 locais (02:45 em Lisboa), Chaba, o 18.º tufão da temporada de 2016 no Pacífico, encontrava-se a cerca de 290 quilómetros a sul de Naha, a capital de Okinawa (sul do arquipélago), segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).
A tempestade, classificada como "muito forte", movia-se à velocidade de 20 quilómetros por hora com ventos de até 252 quilómetros por hora.
Espera-se que Chaba se aproxime das ilhas de Okinawa -- onde foram registados ventos fortes e chuvas -- e das ilhas da província de Kagoshima durante a noite de hoje e a manhã de terça-feira.
Cerca de 250 voos domésticos com partida do aeroporto de Naha (Okinawa) foram já cancelados e a potência do tufão levou as autoridades a instarem mais de 200.000 pessoas na zona a manterem-se alerta para facilitar a retirada em caso de necessidade, segundo a estação de televisão NHK.
A confirmar-se a rota, Chaba será o sétimo tufão a tocar terra no Japão este ano, o segundo maior número desde 1951, ano em que a agência meteorológica do país asiático iniciou os registos.