Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Oxalá chegue finalmente a paz" na Colômbia, diz Presidente do Equador

O Presidente equatoriano, Rafael Correia, reagiu à vitória do "Não" no referendo realizado hoje na Colômbia sobre os acordos de paz com a guerrilha das FARC e disse esperar que a paz "chegue finalmente" ao país vizinho.

"Oxalá chegue finalmente a paz" na Colômbia, diz Presidente do Equador
Notícias ao Minuto

06:57 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Rafael Correia

Correa destacou que o seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que se mantém em vigor o cessar-fogo, apesar do revés nas urnas.

"Venceu o 'Não' na Colômbia, mas todos asseguram querer a paz", disse Correa na sua conta de Twitter e recordou que o Presidente Santos "disse que continua o cessar-fogo".

"Oxalá vença finalmente a paz", acrescentou Correa na sua conta da rede social.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Guillaume Long, comentou no Twitter o triunfo do 'Não' no referendo na Colômbia, resultado que considerou triste para o seu país.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, reconheceu hoje a vitória do "não" no referendo sobre o acordo de paz assinado com a guerrilha das FARC, mas prometeu continuar os esforços para acabar com a guerra de 52 anos.

Para Juan Manuel Santos, com este resultado "abre-se uma nova realidade política" que é uma "oportunidade" para o país.

De acordo com os resultados oficiais, quando estavam escrutinadas 99,08% das mesas, 50,24% dos votantes (6.400.516) disseram "não" ao acordo e 49,75% (6.338.473) disseram "sim".

O acordo de paz foi assinado na segunda-feira, em Cartagena das Índias, pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e pelo "número um" das FARC, Rodrigo Londoño.

A pergunta à qual os eleitores tinham que responder, hoje, com um "sim" ou um "não", era se apoiavam o acordo final para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório