Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Bruxelas não poderá impor a sua vontade à Hungria"

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou hoje que a União Europeia "não poderá impor a sua vontade à Hungria" e anunciou que vai apresentar uma emenda constitucional para "registar a vontade das pessoas".

"Bruxelas não poderá impor a sua vontade à Hungria"
Notícias ao Minuto

22:01 - 02/10/16 por Lusa

Mundo Viktor Orban

A Hungria referendou hoje o sistema de quotas de refugiados nos países da União Europeia, mas a consulta popular não é válida, uma vez que a taxa de abstenção ultrapassou os 50 por cento. O "não" concentrou mais de 98 por cento dos votos.

"Bruxelas não poderá impor a sua vontade à Hungria", disse o primeiro-ministro conservador, depois de conhecidos os resultados oficiais.

Para Viktor Orbán, Bruxelas não pode ignorar "a vontade" expressa pelas pessoas que votaram.

"Espera-nos um longo caminho, com lutas duras", vincou.

Após ter votado, o chefe do Governo húngaro tinha declarado que não interessava a taxa de participação no referendo, mas a vitória do "não".

Segundo o sistema de quotas de refugiados, a Hungria, com dez milhões de habitantes, deveria acolher pelo menos 1.300 pessoas das 160.000 que seriam repartidas pelos países da União Europeia.

"Só nós é que podemos decidir com quem queremos viver", apontou Viktor Orbán, que se opõe ao plano de acolhimento de refugiados da União Europeia e à imigração, que vê como uma ameaça para a cultura e a forma de vida europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório