Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cura da sida pode estar mais perto. Novo teste com resultados positivos

Experiências recentes realizadas por universidades no Reino Unido mostraram resultados positivos num dos pacientes em quem foi realizado o teste.

Cura da sida pode estar mais perto. Novo teste com resultados positivos
Notícias ao Minuto

16:58 - 02/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Reino Unido

É uma das curas mais ambicionadas por todos e talvez no Reino Unido os investigadores possam estar muito perto da mesma. Novos testes realizados neste país, mostraram um resultado surpreendentemente positivo após um paciente não ter registado nenhum sinal do vírus no fim do tratamento.

A pesquisa, levada a cabo “por cinco universidades top britânicas e com o apoio da NHS (sistema nacional de saúde inglês)”, combinou medicamentos antirretrovais comuns com o outro que reativa o VIH 'adormecido' e uma vacina que induz o sistema imunitário a destruir a células infetadas, explica o The Guardian.

Contudo, informaram também que os medicamentos antirretrovais são muito eficazes a parar o vírus de se reproduzir, mas não eliminam de vez a doença, o que faz com que precisem de ser tomados para o resto da vida de uma pessoa.

Ao todo, 50 pacientes fizeram parte do teste e, numa delas, após o fim do tratamento, não restava mesmo nenhum sinal do vírus no sangue da pessoa. Mesmo assim, ainda existe um longo caminho a percorrer para que o tratamento seja considero 100% eficaz, visto que o vírus voltou a reaparecer em algumas pessoas que se pensava já estarem curadas.

“Esta é uma das primeiras tentativas sérias de uma cura total do VIH. Estamos a explorar a cura real desta doença. Isto é um enorme desafio e ainda está no seu início, mas o progresso já foi marcante”, anunciou Mark Samuel – diretor do Instituto Nacional do Gabinete de Investigação de Saúde pela Investigação das Infraestruturas Clínicas - ao Sunday Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório