Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Na Bulgária já é proibido usar burka. E não queira desafiar a lei

A nova lei foi levada a cabo pela coligação ‘Patriotic Front’.

Na Bulgária já é proibido usar burka. E não queira desafiar a lei
Notícias ao Minuto

16:22 - 02/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Lei

A Bulgária é mais recente país europeu a banir o uso da burka nas mulheres em público, o que significa que é estritamente proibido tapar a cara com esta veste. Nesta nova lei controversa, as mulheres que a tentarem quebrar arriscam ver os seus benefícios sociais a ser cortados, conta o Independent.

Com iniciativa da coligação búlgara ‘Patriotic Front’, o parlamento do país aprovou a nova medida afirmando que assim a segurança ficará (mais) assegurada. “A burka é mais um uniforme do que um símbolo religioso”, disse Krasimir Karakachanov, um dos líderes do partido de onde partiu a iniciativa.

Todas as mulheres que tentarem desafiar a lei terão de pagar multas até 770 dólares, o que equivale a cerca de 685 euros, e perder benefícios sociais. Em prostesto pela aprovação da lei, o Movimento pelos Direitos e Liberdades abandonou a sala do parlamento.

Também a Amnistia Internacional no Reino Unido condenou a nova medida: “As mulheres na Bulgária deviam ser livres para vestirem o que quiserem e usarem a burka e o niqab como uma expressão da sua identidade ou crença. Esta lei viola os seus direitos de liberdade de expressão e religiosos”, disse John Dalhuisen, diretor europeu da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório