Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde: Mais de 360 mil eleitores escolhem hoje o Presidente

Mais de 360 mil eleitores cabo-verdianos vão hoje às urnas, pela terceira vez este ano, para eleger o Presidente da República, numa votação em que o atual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca surge como o favorito.

Cabo Verde: Mais de 360 mil eleitores escolhem hoje o Presidente
Notícias ao Minuto

06:21 - 02/10/16 por Lusa

Mundo Eleições

Advogado e constitucionalista, Jorge Carlos Fonseca concorre com o atual reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, que recolheu na reta final da campanha o apoio do Partido Popular (0,34% de votos nas legislativas) e teve na apresentação pública da sua candidatura a presença de destacadas figuras do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição.

Jorge Carlos Fonseca conta com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD), que desde o início do ano obteve duas vitórias eleitorais (legislativas e autárquicas). Conta ainda com o apoio pessoal do líder do terceiro maior partido cabo-verdiano, a União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID).

O terceiro candidato é Jaime Joaquim Monteiro, antigo combatente pela liberdade da pátria, que entra pela segunda vez consecutiva na corrida presidencial.

Jorge Carlos Fonseca venceu as eleições presidenciais de 2011 com 54,3 por cento dos votos na segunda volta que disputou com Manuel Inocêncio Sousa, apoiado pelo PAICV.

Nestas eleições, o PAICV deu liberdade de voto aos seus militantes depois de não ter surgido qualquer candidato desta área política.

O ex-líder do partido e primeiro-ministro até abril, José Maria Neves, chegou a admitir a possibilidade de uma candidatura presidencial, que acabou por não se concretizar.

Nas eleições presidenciais estão aptos a votar 361.206 eleitores, 314.073 registados em território nacional e 47.133 no estrangeiro, dos quais cerca de 15.000 em Portugal.

Foram impressos cerca de 485 mil boletins de voto e constituídas 1.019 mesas de voto no território nacional e 274 no estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório