Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Guerrilha colombiana destroi munições e explosivos, anuncia ONU

A missão da ONU na Colômbia constatou hoje a destruição de 620 quilos de munições e explosivos por parte da guerrilha das FARC, como parte do acordo de paz assinado na segunda-feira, anunciou a instituição.

Guerrilha colombiana destroi munições e explosivos, anuncia ONU
Notícias ao Minuto

06:54 - 02/10/16 por Lusa

Mundo Missão

No arsenal destruído de mais de meia tonelada havia explosivos, detonadores e granadas de morteiro, precisou a ONU em comunicado.

A destruição aconteceu a sul da serra da Macarena, sob a observação de especialistas e observadores internacionais da missão da ONU para o país, segundo o mesmo comunicado.

Segundo a ONU foram as próprias FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que detonaram os explosivos voluntariamente pouco antes do meio-dia de hoje e "de acordo com os standards internacionais de segurança".

Na última quinta-feira o Alto-comissário para a Paz da Colômbia, Sergio Jaramillo, anunciou que as FARC tinham começado a entregar explosivos à missão da ONU, tal como fora acordado nas negociações de paz.

O acordo inclui a entrega das armas por parte da guerrilha e a sua desmobilização, que deve acontecer num prazo de 180 dias e sob supervisão da ONU.

Os colombianos vão no domingo às urnas para plebiscitar o acordo de paz assinado na segunda-feira entre o Governo e a guerrilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório