Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Israel aprova construção de 98 casas num colonato da Cisjordânia

Israel aprovou a construção de 98 casas num colonato da Cisjordânia e de uma zona industrial perto de Ramallah, anunciou hoje a organização não-governamental israelita Paz Agora.

Israel aprova construção de 98 casas num colonato da Cisjordânia
Notícias ao Minuto

20:47 - 01/10/16 por Elsa Resende

Mundo Paz Agora

"Numa altura em que dirigentes mundiais se juntam para homenagear Shimon Peres [antigo Presidente de Israel que morreu na quarta-feira] e a via que preconizava para a paz, o Governo israelita criou um novo obstáculo para uma solução a dois estados", israelita e palestiniano, assinalou uma porta-voz da organização, Hagit Ofran, citada pela agência AFP.

Os dois projetos foram aprovados na quarta-feira pela comissão para a planificação da administração militar israelita, após a autorização do ministro da Defesa, Avigdor Lieberman.

As casas deverão ser construídas no colonato de Shilo, a norte de Ramallah, enquanto a zona industrial será criada a oeste desta cidade palestiniana, perto do território israelita.

Para a organização Paz Agora, a zona industrial pode ser considerada uma nova espécie de colonato, uma vez que "o Governo israelita vai encorajar os investidores a construírem fábricas", devido "à proximidade do local de Jerusalém e de Tel-Aviv".

Para a comunidade internacional, a presença de cerca de 600 mil colonos israelitas nos territórios palestinianos ocupados é um dos principais obstáculos para a resolução do conflito israelo-palestiniano.

Na sexta-feira, por ocasião das cerimónias fúnebres de Shimon Peres, diversos líderes mundiais, incluindo o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelaram, de novo, ao relançamento do processo de paz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório