Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pedro Sánchez demite-se de secretário-geral do PSOE

A decisão surge após uma longa reunião do comité federal do partido.

Pedro Sánchez demite-se de secretário-geral do PSOE
Notícias ao Minuto

19:35 - 01/10/16 por Inês Esparteiro Araújo com Lusa

Mundo Espanha

Primeiro ameaçou que o faria, mas agora é oficial: Pedro Sánchez demitiu-se de secretário-geral do PSOE. Depois de horas de uma complicada reunião com o comité federal do partido, o líder disse adeus aos socialistas.

A demissão surge depois da sua proposta para realizar um congresso extraordinário do partido em novembro ter sido recusada por uma maioria de membros do comité federal reunido em Madrid.

Apenas 107 membros votaram a favor da sua medida, contra os 132 que votaram contra.

"Para mim foi um orgulho e apresento a minha demissão. Foi uma honra", disse Pedro Sánchez citado por vários membros do comité federal, o orgão socialista mais importante entre congressos. Depois de dois anos à frente do PSOE, Pedro Sánchez não resistiu às críticas de vários "barões" do partido à sua liderança.

O PSOE tem vivido uma crise interna, que agora se agravou, depois de ter visto diminuir a sua base de apoio nas últimas eleições e de ter impedido o PP de formar Governo sem ter conseguido apresentar uma alternativa viável.

A grande questão neste momento é saber se a demissão vai ter como consequência a abstenção do PSOE a um Governo do PP (Partido Popular, de direita), o que evitaria a marcação de eleições legislativas.

Caso o impasse político em Madrid não for debloqueado até 31 de outubro próximo, o rei Felipe VI terá de dissolver o parlamento nacional e convocar novas eleições, as terceiras no espaço de um ano.

[Notícia atualizada às 20h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório