Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Justiça considera ilegal referendo sobre acolhimento de migrantes

A autarquia de Allex, uma cidade no sul de França, anulou hoje um referendo local sobre a abertura pelo Estado de um centro de acolhimento para migrantes no município, já que a justiça considerou a consulta ilegal.

Justiça considera ilegal referendo sobre acolhimento de migrantes
Notícias ao Minuto

13:46 - 01/10/16 por Lusa

Mundo França

"Diante da intransigência do Estado e com constrangimento anulo hoje o escrutínio", declarou o autarca Gérard Crozier, numa conferência de imprensa, acrescentando que está "muito amargurado".

O tribunal administrativo de Grenoble determinou, na sexta-feira, que os abrigos de urgência não estão dentro da jurisdição dos municípios e invalidou o referendo.

O referendo aconteceria hoje, no mesmo dia em que se realiza o referendo na Hungria contra o plano europeu de acolhimento dos refugiados.

As autoridades francesas abriram em 13 de setembro em Allex, cidade com 2.500 habitantes, um centro de acolhimento destinado a acolher 50 pessoas que estavam em Calais, no norte de França, onde se concentram neste momento milhares de migrantes e refugiados.

Os primeiros 11 migrantes chegaram na semana passada a Allex e são originários do Afeganistão, Iraque e Sudão. Os migrantes foram acolhidos num antigo castelo, que está relativamente distante da cidade.

O presidente da região Auvergne-Rhône-Alpes, Laurent Wauquiez (igualmente presidente interino do Partido Republicano), apelou em meados de setembro para que os autarcas recusassem acolher os migrantes de Calais, denunciando o risco de multiplicação nos seus territórios da situação que ocorre na cidade do norte de França.

Esta região tem perto de oito milhões de habitantes e deve acolher cerca de 1.784 que virão de Calais, segundo o plano de divisão do acolhimento de migrantes do Governo francês.

O autarca de Allex, que tem a sua população dividida sobre a questão do acolhimento de refugiados, anunciou a sua intenção de "retomar a consulta com a população por outros meios".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório