Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mirós no Porto é "dos maiores acontecimentos culturais" na Europa

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou hoje que a exposição de quadros do artista espanhol Joan Miró na Casa de Serralves representa "um dos maiores acontecimentos culturais deste ano na Europa".

Mirós no Porto é "dos maiores acontecimentos culturais" na Europa
Notícias ao Minuto

22:38 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Mariano Rajoy

"Com a garantia do comissariado de um especialista tão reconhecido Robert Lubar, [a exposição] 'Joan Miró: Materialidade e metamorfose' representa, em sim mesmo, um dos maiores acontecimentos culturais deste ano na Europa", afirmou Rajoy durante a inauguração na Casa de Serralves, no Porto.

O presidente do Governo espanhol disse ainda que a sua "satisfação é ainda maior" depois de "saber que esta coleção vai permanecer de forma definitiva no Porto".

"Como espanhol, estou reconhecido. A obra de Miró não poderia estar em melhor lugar e em melhores mãos", destacou o governante, que disse não ter "nenhuma dúvida de que esta exposição vai ser um grande êxito".

Rajoy assinalou ainda que "são milhões os estrangeiros que cada ano vêm a Portugal" e que, "de entre todos os turistas" que visitam o país, "para os espanhóis o sentimento é especial".

"Quando chegamos a Portugal, temos a consciência e o prazer de chegar a um país irmão", realçou.

Mariano Rajoy referiu ainda que "Espanha não se pode entender a si própria sem a sua relação com Portugal" e vice-versa e que "no mundo há muito poucos casos de numa vizinhança tão rica como a partilhada entre Portugal e Espanha".

"A nossa convivência ibérica é um exemplo poderoso e uma mensagem que mandamos às restantes nações", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório