Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

É candidato à Casa Branca e não conhece um único líder mundial

Gary Johnson é um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, pelo Partido Libertário.

Notícias ao Minuto

11:28 - 30/09/16 por João Oliveira

Mundo Estados Unidos

Se não conhece Gary Johnson, saiba que ele é um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos. Concorre pelo Partido Libertário mas nem chegou a estar muito tempo sob os holofotes, em grande parte porque, sempre que estava, justificava porque não devia estar.

Há semanas, por exemplo, um jornalista perguntou-lhe qual era o seu plano estratégico para o conflito que assola Alepo, na Síria. A resposta foi insólita: “O que é Alepo?”.

Agora, vem a público outro momento igualmente inacreditável. Durante uma entrevista à MSNBC, Gary Johnson foi instado a identificar um líder mundial pelo qual tivesse respeito, mas teve uma (outra?) 'branca' – não conseguiu nomear um único.

Apesar da insistência do jornalista (“Pode ser de qualquer continente, do Canadá, do México, da Europa…”), a verdade é que a única resposta foi “Acho que estou a ter um ‘momento Alepo”, fazendo alusão ao episódio já descrito.

Ao candidato valeu a presença de William Weld, candidato a vice-presidente pelo mesmo partido. Enquanto Gary Johnson se desculpava a dizer que não se estava a lembrar do nome de “um antigo presidente mexicano”, Weld sugeriu Vicente Fox. “Isso mesmo, Fox. Obrigado!”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório