Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A fundação de caridade de Trump... não está certificada

Trump Foundation, a instituição de caridade fundada por Donald Trump, continua a dar que falar e a suscitar inúmeras dúvidas sobre o seu propósito.

A fundação de caridade de Trump... não está certificada
Notícias ao Minuto

10:00 - 30/09/16 por João Oliveira

Mundo Candidatos

Já não é a primeira vez que a Trump Foundation, instituição de caridade fundada por Donald Trump, traz à tona dúvidas sobre o propósito e destino do dinheiro que é doado por milhares de americanos todos os anos.

Depois de ter sido descoberto que o magnata se serviu de (grande) parte desse dinheiro não só para fugir às mãos da justiça como para comprar um capacete de futebol-americano autografado, o Washington Post (a mesma publicação que revelou os casos já mencionados) descobriu agora que a Trump Foundation estará, enquanto instituição, a fugir à lei.

Diz o jornal que a fundação não tem o certificado que é exigido a todas as entidades com a mesma função – a de pedir dinheiro aos cidadãos. Segundo a lei de Nova Iorque, onde a organização está sediada, todas as instituições que peçam mais de 25 mil dólares por ano, precisam de um certificado que lhes permita exercer funções. Além disso, quando a dimensão da organização é superior à norma, esta deve também ser regularmente submetida a audições rigorosas todos os anos, algo que também não está a acontecer.

Se o procurador-geral de Nova Iorque vir estas informações comprovadas factualmente, terá a permissão para mandar fechar a Trump Foundation, tal como a autoridade para exigir ao republicano que seja devolvido todo o dinheiro até hoje angariado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório