Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Netanyahu despede-se de "um grande homem do mundo"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, qualificou hoje o ex-Presidente Shimon Peres como "um grande homem do mundo", quando falava no funeral do seu antigo rival político.

Netanyahu despede-se de "um grande homem do mundo"
Notícias ao Minuto

09:09 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Funeral

"Shimon viveu uma vida com sentido", disse Netanyahu perante líderes de rodo o mundo no cemitério de Mount Herzl em Jerusalém.

"Ele subiu a alturas incríveis. Foi um grande homem de Israel; foi um grande homem do mundo. Israel está de luto, o mundo está de luto, mas nós, tal como o mundo, queremos encontrar esperança no seu legado", acentuou.

Dezenas de dirigentes de todo o mundo estão hoje em Jerusalém, sob proteção policial máxima, para participar na última homenagem ao Nobel da Paz Shimon Peres, que morreu na quarta-feira aos 93 anos.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, os homólogos francês e alemão, o príncipe Carlos, o rei de Espanha são alguns dos líderes presentes, assim como o líder palestiniano Mahmoud Abbas, um dos poucos representantes de alto nível do mundo árabe.

Delegações de 70 países da Europa, América, África e Ásia foram anunciadas para o funeral de Peres, que em Israel foi presidente, primeiro-ministro, ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

As cerimónias fúnebres decorrem até às 12:30 (10:30 em Lisboa), com orações, ritos funerários judaicos e uma canção interpretada pelo contratenor David D'Or, e discursos dos três filhos de Peres, do escritor Amos Oz, dos mais altos dirigentes israelitas, do antigo presidente dos EUA Bill Clinton e, em último lugar, do atual presidente, Obama.

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu na quarta-feira, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro que o deixou hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório