Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Líder da Autoridade Palestiniana assistirá a funeral de Shimon Peres

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, assistirá na sexta-feira em Jerusalém ao funeral do prémio Nobel da Paz e antigo presidente israelita Shimon Peres, disseram hoje responsáveis palestinianos à agência France Presse.

Líder da Autoridade Palestiniana assistirá a funeral de Shimon Peres
Notícias ao Minuto

15:18 - 29/09/16 por Lusa

Mundo Mahmud Abbas

Uma unidade do Ministério da Defesa israelita também disse que Abbas pediu para coordenarem a sua participação, ao lado de líderes de todo o mundo, como o presidente norte-americano, Barack Obama.

Abbas não se desloca há anos a Jerusalém para uma visita oficial.

A visita ocorre quando os esforços de paz entre israelitas e palestinianos se encontram paralisados desde abril de 2014. Abbas e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, dizem-se prontos para negociar, mas culpam-se mutuamente de evitarem a realização de reuniões.

O primeiro insiste num recomeço do diálogo num quadro internacional, enquanto o segundo recusa o que critica como "ditames" internacionais.

Muitos palestinianos criticaram Peres, designando-o como "criminoso de guerra", após a sua morte, mas Abbas saudou-o enquanto "parceiro corajoso pela paz" e enviou as suas condolências à família.

Shimon Peres era o último sobrevivente dos três galardoados com o Nobel da Paz em 1994 pelos seus "esforços a favor da paz no Médio Oriente".

O primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin foi assassinado em 1995. O dirigente palestiniano Yasser Arafat não assistiu ao funeral por razões de segurança, mas visitou a viúva de Rabin em Telavive. Arafat morreu em 2004.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório