Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Casa Branca confirma presença de Obama no funeral de Shimon Peres

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assistir, na sexta-feira, ao funeral do ex-Presidente israelita Shimon Peres, que morreu na quarta-feira, aos 93 anos, confirmou a Casa Branca.

Casa Branca confirma presença de Obama no funeral de Shimon Peres
Notícias ao Minuto

06:05 - 29/09/16 por Lusa

Mundo Óbito

"O Presidente Barack Obama vai encabeçar a delegação norte-americana a Jerusalém ao funeral do ex-presidente Shimon Peres", informou a Casa Branca num breve comunicado.

Obama ruma a Israel hoje, devendo regressar a Washington logo após a cerimónia, no dia seguinte, de acordo com a mesma nota.

Ao funeral de Peres vão assistir também os presidentes de França, François Hollande, da Alemanha, Joachim Gauck, e do México, Enrique Peña Nieto, e o príncipe Carlos, herdeiro ao trono britânico.

O ex-Presidente norte-americano Bill Clinton também já havia garantido a sua presença no funeral de Estado de Shimon Peres, como confirmou a campanha da sua mulher, Hillary Clinton, atual candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata.

Contudo, a candidata não planeia assistir ao funeral, ao contrário do que haviam avançado os meios de comunicação social israelitas.

O ex-Presidente de Israel morreu na quarta-feira, duas semanas depois de ter sofrido, a 13 de setembro, um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou hospitalizado desde então.

Era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres foi ministro de várias pastas em diversos governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e Presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório