Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: EUA ameaçam suspender cooperação com a Rússia

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu hoje o homólogo russo, Serguei Lavrov, de que os Estados Unidos estão preparados para suspender a cooperação bilateral se Moscovo não puser um termo imediato à ofensiva contra Alepo.

Síria: EUA ameaçam suspender cooperação com a Rússia
Notícias ao Minuto

17:59 - 28/09/16 por Lusa

Mundo John Kerry

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado, Kerry disse também a Lavrov que, se os ataques contra a segunda cidade síria não cessarem, os Estados Unidos vão igualmente suspender o plano para criar uma célula militar conjunta para os ataques contra os 'jihadistas' na Síria.

"Ele informou o ministro dos Negócios Estrangeiros [russo] de que os Estados Unidos se preparam para suspender o compromisso bilateral na Síria, a menos que a Rússia dê passos imediatos para acabar com o assalto a Alepo e restaurar a cessação de hostilidades", disse o porta-voz, John Kirby.

Kerry e Lavrov lideram os esforços internacionais para pôr termo à guerra iniciada na Síria há cinco anos e a 09 de setembro chegaram a acordo para um cessar-fogo, ao abrigo do qual Moscovo devia obter de Bashar al-Assad o fim dos bombardeamentos contra civis e Washington pressionar os rebeldes a distanciarem-se dos 'jihadistas'.

O cessar-fogo não perdurou, com acusações mútuas de responsabilidade.

Kerry manifestou hoje a Lavrov "grave preocupação pela deterioração da situação na Síria", citando "os contínuos ataques da Rússia e do regime sírio a hospitais, redes de fornecimento de água e outras infraestruturas civis em Alepo".

"O secretário de Estado deixou claro que os Estados Unidos e os seus aliados consideram a Rússia responsável por esta situação, incluindo o uso em ambiente urbano de bombas incendiárias e desenhadas para destruir 'bunkers', uma drástica escalada que representa grandes riscos para os civis", afirmou o porta-voz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório