Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Iraque pede aos EUA mais tropas para ataque a Mossul

O Iraque pediu aos Estados Unidos para enviar mais conselheiros militares para preparar o ataque a Mossul (norte), último grande bastião do grupo extremista Estado Islâmico no país, informou hoje o gabinete do primeiro-ministro.

Iraque pede aos EUA mais tropas para ataque a Mossul
Notícias ao Minuto

15:16 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

O Estado Islâmico tomou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, em junho de 2014, mas as forças iraquianas, apoiadas por norte-americanos, têm recuperado vastas zonas de território na região e preparam-se para lançar o assalto contra Mossul.

No pedido enviado a Washington, Bagdad solicita "um aumento final de conselheiros e instrutores norte-americanos para apoiar as heroicas forças de segurança iraquianas na iminente batalha para libertar Mossul", segundo uma declaração do gabinete de Haider al-Abadi.

Segundo a declaração, o governo norte-americano aceitou o pedido.

Até ao momento, os Estados Unidos enviaram 4.600 militares para o Iraque, onde uma coligação internacional realiza bombardeamentos contra posições dos jihadistas.

A maior parte dos militares tem funções de treino e aconselhamento das Forças Armadas iraquianas, mas algumas unidades combatem os jihadistas no terreno. Pelo menos três militares norte-americanos foram mortos em combates.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório