Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"O mundo perdeu um campeão da paz", diz Juncker sobre Shimon Peres

Os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, consideraram hoje que "o mundo perdeu um verdadeiro campeão da paz", com a morte do ex-Presidente israelita Shimon Peres.

"O mundo perdeu um campeão da paz", diz Juncker sobre Shimon Peres
Notícias ao Minuto

14:52 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Bruxelas

"Com a morte do antigo Presidente, o mundo perdeu um verdadeiro campeão da paz", afirmam os líderes europeus num comunicado conjunto.

Shimon Peres, salientaram, era "um ícone no palco mundial cuja perda será muito sentida pela sua inabalável dedicação à coexistência do Médio Oriente e entre todos os povos".

Juncker e Tusk lembraram ainda que Peres, mesmo nos momentos mais difíceis, defendeu uma solução de dois estados para o conflito israelo-palestiniano, salientando que "este será o seu legado".

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz morreu hoje, por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa).

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e Presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório