Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Shimon Peres era um "corajoso parceiro pela paz", diz Abbas

O presidente palestiniano Mahmud Abbas enalteceu hoje o antigo dirigente israelita Shimon Peres, que morreu durante a madrugada, apelidando-o de "parceiro corajoso pela paz", por ter assinado os acordos de Oslo com Yasser Arafat.

Shimon Peres era um  "corajoso parceiro pela paz", diz Abbas
Notícias ao Minuto

13:09 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Mahmud Abbas

De acordo com a agência oficial palestiniana Wafa, o presidente Abbas enviou uma carta de condolências à família de Peres, prémio Nobel da Paz em 1994.

Na carta, Abbas descreve Shimon Peres como um dirigente que "moveu esforços ininterruptos para atingir a paz após os acordos de Oslo (assinados com o antecessor de Abbas, Yasser Arafat) e até ao seu último fôlego".

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu hoje, por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa).

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório