Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

O poder de pedir perdão com abraços. Um apelo de uma ex-guerrilheira

Esperanza ingressou nas FARC quando tinha apenas 13 anos.

Notícias ao Minuto

10:28 - 28/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo FARC

Tinha apenas 13 anos quando se tornou guerrilheira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), onde ficou durante oito anos, dá conta o El Pais. “Com 21 anos, desertei”, contou a mulher. Agora, pede “ajuda” para conseguir obter “perdão” pelos seus atos através de abraços.

Quando faltavam três dias para se assinar o acordo de paz no país, Esperanza reuniu-se com Antanas Mockus, ex-candidato presidencial, e pediu-lhe ajuda. O momento ficou gravado num vídeo publicado por Antanas no Facebook e que já foi partilhado por mais de 33 mil pessoas.

“Numa reunião de trabalho com Antanas e a sua esposa, decidimos que tínhamos de fazer alguma coisa para explicar às pessoas o porquê de a guerra ter de acabar”, explicou John Portela, chefe de imprensa do ex-dirigente.

No vídeo gravado perto da universidade Javeriana de Bogotá, assistimos a Esperanza a caminhar com um cartaz escrito por si que diz: “Aos 13 anos fui recrutada pelas FARC e hoje peço perdão. Podes dar-me um grande abraço?”.

No momento em que alguém lhe dá o primeiro abraço, o vídeo, que até então estava a ser mostrado a preto e branco, passa a ter cores.

A mensagem veiculada no vídeo não deixou os colombianos indiferentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório