Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Compromisso com reconciliação é "honrar" a memória de Shimon Peres

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, disse hoje que a memória do ex-Presidente de Israel Shimon Peres pode ser honrada com um "compromisso diário com a reconciliação" e trabalhando na sua "solução de dois Estados".

Compromisso com reconciliação é "honrar" a memória de Shimon Peres
Notícias ao Minuto

08:15 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

"Só podemos honrar a sua memória através de compromisso diário com a reconciliação, preservando e continuando a sua visão de uma solução de dois Estados" para o conflito israelo-palestiniano, disse Mogherini, em comunicado.

A alta representante para a Política Externa da UE salientou ainda que Peres, que morreu hoje, aos 93 anos, "nunca perdeu a esperança na paz e nunca deixou de trabalhar para que esta esperança se tornasse realidade".

"Mesmo nos piores momentos, a sua sagacidade, a sua ironia, a sua procura obstinada do diálogo foram uma fonte de inspiração para muitos em todo o mundo, incluindo eu mesma", salientou ainda Mogherini.

Shimon Peres, lembrou também, sempre defendeu que a única via para a segurança do povo israelita é a paz com os palestinianos.

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório