Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Shimon Peres era um "génio de grande coração"

O antigo Presidente norte-americano Bill Clinton descreveu hoje o ex-chefe de Estado israelita Shimon Peres, que morreu esta amdrugada aos 93 anos, como "um génio de grande coração".

Shimon Peres era um "génio de grande coração"
Notícias ao Minuto

06:17 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Bill Clinton

Clinton, que supervisionou a assinatura dos acordos de Oslo entre israelitas e palestinianos, homenageou o "fervoroso defensor da paz, da reconciliação e de um futuro em que todas as crianças de Abraão construirão um amanhã melhor".

"Nunca vou esquecer o quão feliz ele estava há 23 anos quando assinou os acordos de Oslo na Casa Branca, anunciando uma era mais esperançosa para as relações israelo-palestinianas", realçou Clinton, num comunicado.

"Ele era um génio com um grande coração, que usava os seus dons para imaginar um futuro de reconciliação -- e não de conflito -- emancipação económica e social -- não de raiva e frustração -- e uma nação, uma região e um mundo impulsionado pela solidariedade e partilha -- e não dilacerado pelas ilusões de domínio permanente e de perfeitas verdades", afirmou Bill Clinton.

Shimon Peres foi distinguido, em 1994, com o prémio Nobel da Paz, a par com o então primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin -- assassinado no ano seguinte -- e pelo líder palestiniano Yasser Arafat, pelo seu papel na negociação dos acordos de Oslo.

O estadista morreu hoje, aos 93 anos, por volta das 03:00 (01:00 em Lisboa), aproximadamente duas semanas depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou hospitalizado.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel: foi ministro de várias pastas em diversos governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e Presidente (2007-2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório