Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Taiyuan: Antigo líder do partido comunista chinês julgado por corrupção

O antigo líder do Partido Comunista Chinês (PCC) em Taiyuan, capital da província de Shanxi, no norte da China, foi hoje julgado por alegado abuso de poder e por ter recebido subornos, noticiou a imprensa estatal.

Taiyuan: Antigo líder do partido comunista chinês julgado por corrupção
Notícias ao Minuto

10:05 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Chen Chuanping

Chen Chuanping, que é também membro do Comité Permanente do PCC em Shanxi, é acusado de se ter aproveitado de vários cargos públicos, entre 2008 e 2013, para beneficiar quatro entidades e indivíduos, incluindo o grupo Iron and Steel (Group) Co. Ltd. (TISCO), na produção, gestão e promoção de pessoal.

Chen terá recebido, no total, 910.000 yuan (121.280 euros) em subornos, pessoalmente, ou através da sua mulher, de acordo com a acusação, citada pela Xinhua.

Enquanto presidente da TISCO, cargo que ocupou entre maio de 2005 e novembro de 2007, Chen terá causado perdas no valor de 907 milhões de yuan (120 milhões de euros) à empresa.

Chen confessou ter recebido subornos e abusado do seu poder, refere a Xinhua.

Com cerca de 4,3 milhões de habitantes, Taiyuan é a capital de Shanxi, província onde se situam algumas das maiores reservas de carvão do mundo.

Mais de uma centena de quadros dirigentes, alguns dos quais ministros, foram atingidos pela campanha anticorrupção em curso na China, desde que o atual Presidente, Xi Jinping, assumiu a chefia do PCC, em novembro de 2012.

Trata-se de uma das mais persistentes campanhas anticorrupção de que há memória na China e, pela primeira vez em 65 anos de governo comunista, atingiu um ex-chefe da Segurança (Zhou Yongkang) e dois antigos vice-presidentes da Comissão Militar Central (generais Xu Caihuo e Guo Boxiong).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório