Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sondagem dá vitória a Clinton em primeiro debate contra Trump

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, venceu hoje o primeiro debate contra o seu rival nas eleições de novembro, o republicano Donald Trump, de acordo com 62% dos inquiridos numa sondagem da televisão norte-americana CNN.

Sondagem dá vitória a Clinton em primeiro debate contra Trump
Notícias ao Minuto

06:20 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Eleições

Entre os inquiridos, 41% identificou-se como democrata, enquanto 26% disse ser republicano. Os restantes disseram não ter filiação política.

Apenas 27% dos 521 inquiridos, todos eleitores registados, disse que foi Trump quem se saiu melhor no debate, realizado na Universidade de Hofstra (Nova Iorque), na segunda-feira à noite.

Trump e Clinton vão voltar a debater nos próximos dias 09 e 19 de outubro, em San Luis (Missouri) e em Las Vegas (Nevada), respetivamente.

E a economia foi o cerne do debate

Ontem à noite, segunda-feira, a economia esteve no centro do primeiro confronto entre Donald Trump e Hillary Clinton no debate eleitoral desta madrugada, com o republicano a criticar a fuga de empresas para fora dos EUA e a democrata a acusá-lo de beneficiar da crise imobiliária.

Nos primeiros momentos do debate, Donald Trump culpou o México e a China pela fuga de empresas norte-americanas do país, que levaram à perda de empregos em zonas como Ohio e Michigan.

A democrata prosseguiu afirmando que Trump foi um dos magnatas do imobiliário que beneficiou com a crise económica que atingiu o país em 2008. "Donald foi um dos que se aproveitou da crise imobiliária", assegurou a ex-secretária da Estado.

Clinton reiterou que um dos motivos principais porque a crise - "a pior desde a Grande Depressão" - aconteceu foi devido a um sistema semelhante ao que Trump quer promover, centrado no corte aos impostos dos mais ricos.

O 'duelo' ficou ainda marcado pela polémica dos e-mails Clinton quando secretária de Estado, mas a candidata garantiu que cometeu "um erro" ao utilizar o seu correio eletrónico privado, assumindo "a responsabilidade" pelos atos que praticou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório