Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Dois candidatos esgrimiram argumentos em debate televisivo da campanha

Dois dos três protagonistas das eleições presidenciais de 02 de outubro em Cabo Verde esgrimiram na segunda-feira argumentos durante o único debate televisivo da campanha, a que o terceiro candidato optou por faltar.

Dois candidatos esgrimiram argumentos em debate televisivo da campanha
Notícias ao Minuto

06:22 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca, atual Presidente da República e recandidato à sua própria sucessão, e o reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, participaram no debate ao qual o combatente da liberdade Joaquim Jaime Monteiro faltou por preferir "estar junto do eleitorado".

No debate emitido pela Televisão de Cabo Verde (TCV) e que durou cerca de uma hora, os candidatos foram confrontados com temas da atualidade e com questões relacionadas com as eleições e os poderes presidenciais. Houve ainda oportunidade para se questionarem mutuamente e para responderem a perguntas de uma plateia de estudantes universitários.

Em contraponto estiveram as visões de Jorge Carlos Fonseca de que o Presidente da República (PR) é o "guardião da Constituição" e que toda a sua atuação é balizada por ela e de Albertino Graça, que entende que a função de chefe de Estado não se esgota na Constituição.

"Não há democracia fora da Constituição e muito menos contra ela", sustentou Jorge Carlos Fonseca, enquanto Albertino Graça contrapôs que "resumir a função presidencial ao cumprimento da Constituição é redutor" e que o Presidente deve ter também o papel de "dinamizador", nomeadamente da economia.

Albertino Graça alertou para os perigos da concentração de todos os poderes numa área política.

"O povo decide o que quer e decidindo teremos o cenário que o povo entender. No entanto, alerto para o perigo de concentrar todos os poderes apenas numa área politica. Havendo hegemonia do poder teremos problemas. A tentação do poder é complicada", disse, numa referência à maioria do Movimento para a Democracia (MpD) no parlamento, no Governo e nas autarquias.

O MpD apoiou a eleição de Jorge Carlos Fonseca em 2011, apoio que mantém nestas eleições.

Para Jorge Carlos Fonseca, o sistema cabo-verdiano é marcado pela partilha de competências entre órgãos de soberania, sustentando que ao PR cabe a função de moderação, equilíbrio e arbitragem.

"O quadro foi definido pela vontade livre dos cabo-verdianos e ninguém pode ter a pretensão de querer compensar ou corrigir essa decisão. Seria profundamente antidemocrático", disse.

O candidato sublinhou que há um sistema de "freio e contra freios" que inclui PR, oposição, sociedade civil e o sistema de justiça independente, para concluir que "não há receio da hegemonia".

Argumento que não convenceu Albertino Graça, para quem a teoria é uma e a prática é outra.

"Atitudes de quero, posso e mando irão acontecer", defendeu.

Os dois candidatos reclamaram ainda o estatuto de candidato mais independente.

"Não tenho ligação nenhuma à vida partidária há 18 anos", disse Jorge Carlos Fonseca, apontando como exemplo da sua autonomia o facto de, no mandato anterior, ter vetado o estatuto dos cargos políticos que tinha sido aprovado por unanimidade no parlamento.

Jorge Carlos Fonseca defende uma relação com o Governo baseada na "cooperação leal", mas ressalva que não terá problemas em usar os seus poderes se lhe forem apresentados diplomas que não sejam conformes com a Constituição.

"Como personalidade independente terei a mesma postura com o primeiro-ministro do MpD como a que tive com o primeiro-ministro do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV)", disse.

"O único candidato verdadeiramente independente sou eu. Nunca estive ligado a nenhum partido", retorquiu Albertino Graça, considerando que um candidato que é "empurrado por um partido" não é "absolutamente independente".

Na parte final do debate, os dois dirigiram-se diretamente ao eleitorado e Albertino Graça aproveitou para mais uma vez pedir cuidado na hora de dar o voto.

"Pensem seriamente nos riscos que a hegemonia do poder pode trazer. A Constituição evita tudo, mas na prática não é isso que acontece", alertou.

Por seu lado, Jorge Carlos Fonseca apelou ao voto no dia 02 de outubro.

"O voto é um direito de todo cabo-verdiano. Não há vencedores antecipados, há que ir às urnas. Se querem contar comigo como Presidente por mais cinco anos, tenho de contar com vocês também" para irem votar, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório