Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Economia foi o centro do debate entre Clinton e Trump

A economia esteve no centro do primeiro confronto entre Donald Trump e Hillary Clinton no debate eleitoral desta madrugada, com o republicano a criticar a fuga de empresas para fora dos EUA e a democrata a acusá-lo de beneficiar da crise imobiliária.

Economia foi o centro do debate entre Clinton e Trump
Notícias ao Minuto

06:56 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Eleições

Nos primeiros momentos do debate entre os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro, que decorre em Nova Iorque, Donald Trump culpou o México e a China pela fuga de empresas norte-americanas do país, que levaram à perda de empregos em zonas como Ohio e Michigan.

"Temos de impedir que as empresas deixem [os Estados Unidos]", afirmou Trump, que reiterou a sua proposta de taxar as empresas que se mudem para outros países mas pretendam vender os seus produtos em território norte-americano.

Quando Trump acusou Hillary de apoiar o Acordo Trans-Pacífico de Cooperação Económico, a democrata retorquiu que o rival republicano vive "na sua própria realidade".

Sobre os empregos, Clinton garantiu que os vai recuperar, algo que Trump "não consegue" fazer.

A democrata prosseguiu afirmando que Trump foi um dos magnatas do imobiliário que beneficiou com a crise económica que atingiu o país em 2008.

"Donald foi um dos que se aproveitou da crise imobiliária", assegurou a ex-secretária da Estado.

Clinton reiterou que um dos motivos principais porque a crise -- "a pior desde a Grande Depressão" -- aconteceu foi devido a um sistema semelhante ao que Trump quer promover, centrado no corte aos impostos dos mais ricos.

A candidata à Casa Branca lembrou ainda que Trump declarou por seis vezes bancarrota e deixou centenas de trabalhadores sem receberem aquilo que lhes era devido.

"Há muitos grandes empresários que nem sequer se refugiaram uma única vez na bancarrota, você fê-lo seis vezes", insistiu, quetsionando Trump, com ironia, se é com essa experiência que pretende negociar a dívida nacional dos EUA.

Os dois trocaram também acusações em torno do uso, por Clinton, de um servidor privado para trocar e-mails como secretária de Estado e sobre a recusa de Trump de divulgar informação sobre os seus impostos.

"Vou divulgar as minhas declarações de impostos, contra a vontade dos meus advogados, quando ela [Clinton] divulgar os seus 33 mil e-mails, que foram apagados", disse Trump.

"Não tenho motivos para acreditar que ele [Trump] vá alguma vez divulgar as suas declarações de impostos porque há algo que está a esconder", respondeu Clinton.

Sobre os e-mails, a ex-secretária de Estado (2009-2013) admitiu que cometeu "um erro" ao utilizar correio eletrónico privado, acrescentando que "assume a responsabilidade" desses atos e indicando que hoje agiria de forma "diferente".

"Foi mais do que um erro. Foi de propósito", acusou Trump.

Clinton utilizou um servidor privado de correio eletrónico enquanto era secretária de Estado, a partir do qual enviou informação classificada e que, segundo o FBI, correu risco de cair nas mãos de atores externos e hostis aos Estados Unidos.

Este é o primeiro de três debates entre os dois candidatos à Casa Branca nas eleições deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório