Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Rajoy quer formar governo. Espera que socialistas "ultrapassem impasse"

O presidente do governo espanhol e líder do Partido Popular (PP) considerou que o PP deu "uma lição de unidade partidária, solidariedade e solidez", com os resultados eleitorais de domingo na Galiza e no País Basco.

Rajoy quer formar governo. Espera que socialistas "ultrapassem impasse"
Notícias ao Minuto

20:30 - 26/09/16 por Lusa

Mundo Espanha

Mariano Rajoy falava aos jornalistas depois da reunião da Comissão Executiva Nacional do PP, que analisou os resultados obtidos nas eleições galegas e bascas, realizadas no domingo.

O chefe do executivo em funções felicitou Alberto Núñez Feijóo pelo "excecional resultado" na Galiza e Alfonso Alonso por ter dado ao PP no País Basco a possibilidade de ser decisivo no governo basco.

Rajoy sublinhou que não renunciou a formar governo, embora tenha admitido que, para isso, precisa de alguma "espécie de acordo" com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), e assinalou que vai esperar pelo desenrolar dos acontecimentos na formação socialista, que se encontra "num impasse", na sequência da derrota nas eleições galegas e bascas.

O líder popular também garantiu que o seu interlocutor no PSOE continua a ser Pedro Sánchez, enquanto desempenhar o cargo de secretário-geral do PSOE.

Rajoy admitiu que não vai contactar Sánchez nos próximos dias, dada a situação em que se encontra o PSOE e depois de Pedro Sánchez ter anunciado que pretende convocar primárias e um congresso.

O primeiro-ministro espanhol advertiu que um governo aletrnativo ao do PP, como propõe Sánchez, é "possível com a aritmética, mas não com a razão e com o respeito pela vontade dos espanhóis".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório