Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"É injusto". Político quer eliminar uso de hijabs nos passaportes

Walter Wobman diz ser injusto que esta peça de roupa seja permitida nas fotografias, enquanto que os bonés, por exemplo, não o são.

"É injusto". Político quer eliminar uso de hijabs nos passaportes
Notícias ao Minuto

10:20 - 26/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Suíça

É mais uma medida que por alguns será considerada polémica. Defende Walter Wobman, político suíço do partido de direita populista Swiss People’s Party, que todas as mulheres que usam hijab deviam ser proibidas de tê-lo na fotografia do passaporte e não só.

Conta o Independet que para o homem, trata-se de algo injusto face à proibição do uso de outros acessórios idênticos. “É inaceitável que se possa usar um hijab na fotografia mas não um chapéu. Não se trata de uma questão de liberdade religiosa, mas sim de igual tratamento”, fundamentou ao jornal Blick.

Segundo a lei suíça, tanto em passaportes como em cartões de identidade é permitido o lenço na cabeça devido a razões de fé, mas com a cláusula de ser obrigatório ver-se a cara.

Interrogado sobre se pretende iniciar uma campanha contra o uso do hijab no país, explicou que está apenas a aguardar uma resposta do Concelho Federal antes de tomar algum passo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório