Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Detido em Espanha marroquino que tentava juntar-se ao ISIS

Um marroquino que terá tentado viajar para a Síria para se juntar ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) e um outro que o ajudou foram detidos pela polícia em Valladolid e Murcia, anunciou hoje o Ministério do Interior espanhol.

Detido em Espanha marroquino que tentava juntar-se ao ISIS
Notícias ao Minuto

06:07 - 26/09/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

Um dos homens detidos na sequência de uma operação policial tinha decidido integrar as fileiras de combatentes do EI na Síria, acedendo aos conteúdos propagandísticos e ideológicos que o movimento extremista difunde "através do seu potente aparelho de publicidade e comunicação" através da Internet.

Segundo a nota do Ministério do Interior espanhol, esse detido "passou pelas fases de compromisso com o ideário terrorista, doutrinamento e recrutamento e, posteriormente, acedeu à fase seguinte, que era a sua integração no DAESH" (acrónimo árabe do grupo extremista EI).

Para o efeito, refere a mesma nota oficial, "deslocou-se até à fronteira da Síria, onde devia contactar um membro da organização que o levaria para a zona de conflito para o treinar no manuseamento de armas e explosivos e fá-lo-ia depois regressar à Europa com o objetivo de praticar atos terroristas".

Contudo, a polícia turca deteve-o na fronteira e, "uma vez em liberdade, voltou a Espanha, onde continuou com o seu firme propósito de se integrar como combatente nas fileiras da organização", explica o mesmo comunicado.

O segundo detido foi "a pessoa de confiança que o ajudou nos preparativos para viajar para a zona de conflito e o protegeu após a sua detenção e regresso a Espanha", segundo o ministério.

DM // MP

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório