Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Partido Popular continuará a governar na Galiza com maioria absoluta

O Partido Popular (PP, direita) ganhou hoje as eleições legislativas regionais na Galiza com maioria absoluta, mantendo 41 deputados em 75, e garantindo para Alberto Núñez Feijóo a continuação à frente da Xunta (governo regional).

Partido Popular continuará a governar na Galiza com maioria absoluta
Notícias ao Minuto

22:28 - 25/09/16 por Lusa

Mundo País Basco

A Galiza é a única Comunidade Autónoma espanhola governada por um partido com maioria absoluta e não necessita de se coligar.

Com 98,6 % dos votos escrutinados, a formação En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) conseguiu ultrapassar o Partido Socialista (PSOE) em número de votantes, tendo, no entanto, as duas forças políticas ficado com 16 representantes na assembleia regional.

O Bloco Nacionalista Galego baixa de nove para seis deputados regionais e o partido de centro-direita Ciudadanos não conseguiu, mais uma vez, eleger qualquer representante.

A Galiza está situada no noroeste da península Ibérica, a norte de Portugal e tem cerca de 2,7 milhões de habitantes e um território que corresponde a cerca de um terço do de Portugal.

Hoje também se realizaram eleições no País Basco com a vitória por maioria relativa do Partido Nacionalista Vasco (PNV) que terá, mais uma vez, de encontrar apoios para continuar à frente do governo regional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório