Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Corbyn apela à unidade dos Trabalhistas e quer mais poder para as bases

O recém-eleito líder do Partido Trabalhista britânico Jeremy Corbyn apelou hoje à unidade do seu partido, profundamente dividido, e prometeu mais poder aos seus apoiantes de base.

Corbyn apela à unidade dos Trabalhistas e quer mais poder para as bases
Notícias ao Minuto

18:05 - 25/09/16 por Lusa

Mundo Reino Unido

O esquerdista Jeremy Corbyn foi reeleito no sábado, após um processo eleitoral em que concorreu com o deputado Owen Smith.

Corbyn, de 67 anos, impôs-se ao seu concorrente para dirigir o principal partido da oposição ao governo conservador britânico, conquistando 61,8% dos votos frente aos 38,2% de Smith.

O maior partido de oposição britânico encontra-se dividido entre os esquerdistas e os moderados, numa altura de mudança no Reino Unido com o governo conservador da primeira-ministra Theresa May a negociar a saída do país da União Europeia (UE).

No seu discurso de posse, em Liverpool, no noroeste de Liverpool, Corbyn prometeu "limpar" a casa, depois das acusações de assédio e de medo de uma rutura neste partido secular.

Corbyn disse ainda que estava "a estender" a mão aos seus críticos, mas a sua decisão de dar mais poder aos membros do partido pode não ser bem vista por todos.

Numa entrevista à BBC, Corbyn relevou a intenção de dar mais protagonismo aos simpatizantes trabalhistas com o objetivo de construir "uma sociedade mais igualitária e mais decente".

"Quero mais poderes para os membros, mais poder para os apoiantes no sentido de assegurar que temos políticas que são apoiadas por todo o partido", disse.

"Há muita sede de mudança por aí, as pessoas querem ver as coisas feitas de maneira diferente", acrescentou.

Um dia depois de revalidar o mandato de Corbyn, o Partido Trabalhista arrancou em Liverpool com o seu encontro anual com várias questões por resolver, nomeadamente a questão de o seu líder escolher a sua equipa, como até agora, ou se os deputados e bases devem votar a sua composição.

O Comité Executivo Nacional do partido acordou em adiar a decisão sobre as eventuais eleições.

O porta-voz das Finanças Trabalhista, John McDonnell, sublinhou hoje, em declarações ao canal de televisão Sky, que "há uma série de reformas que estão a ser debatidas".

O próprio Corbyn confirmou que pediu ao órgão executivo uma revisão das "estruturas democráticas" do grupo, a fim de dar mais capacidade de decisão a membros e sindicatos, um sinal que os analistas interpretam como a intenção do político em levar o partido para uma ala mais à esquerda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório