Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Pobreza baixa o número de vacas a pagar em dote no Sudão do Sul

Um tribunal tradicional do Sudão do Sul reduziu o número de vacas que os varões refugiados na sede da ONU na capital Juba devem pagar como dote do casamento, devido à sua precária situação económica.

Pobreza baixa o número de vacas a pagar em dote no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

13:55 - 25/09/16 por Lusa

Mundo processo

"Decidimos que o mínimo de dote para se casar dentro dos centros de proteção da ONU em Juba é 15 vacas", explicou à Efe um líder da tribo nuer, Thomas Woul Patheng, quando anteriormente o habitual era uma centena.

Os refugiados também podem oferecer como dote o equivalente em dinheiro a 15 vacas, ou seja, cerca de 30.000 libras sudanesas (cerca de 400 dólares ou 356 euros, à taxa de câmbio atual), acrescentou Patheng, que dirige um dos tribunais tradicionais, que têm a responsabilidade de dirimir questões relativas a casamentos e disputas familiares dentro dos clãs.

Tradicionalmente, os varões nuer, como outras tribos do país, casam-se mediante o pagamento de um dote, que pode ultrapassar as 100 vacas, mas a pobreza causada pelo conflito impossibilita pagamentos desta natureza.

A posse e a criação de gado é para as tribos do Sudão do Sul mais importante do que o dinheiro, já que do número de bovinos depende o prestígio social, riqueza e até a possibilidade de contrair matrimónio.

Cerca de 30.000 civis, a maioria pertencentes à tribo Neur, estão refugiados na sede da missão da ONU em Juba, devido aos combates na capital e à violência étnica.

A guerra civil rebentou em dezembro de 2013, depois do presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, de etnia dinka, ter denunciado uma tentativa de golpe de Estado por parte do vice-presidente, Riek Machar, de etnia nuer.

O conflito provocou milhares de mortes e dois milhões de deslocados, marcando este Estado jovem que se tornou independente do Sudão em 2011 na sequência de um referendo, depois de uma longa luta armada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório