Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

China reforça relação com Cuba através da assinatura de 30 acordos

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang salientou a importância da cooperação económica e comercial com Cuba, assinando cerca de 30 acordos durante o seu encontro, no sábado, com o Presidente da ilha, Raúl Castro.

China reforça relação com Cuba através da assinatura de 30 acordos
Notícias ao Minuto

06:33 - 25/09/16 por Lusa

Mundo Cooperação

Li e Castro conversaram sobre as "excelentes relações entre os dois países, os principais projetos de cooperação" e o fortalecimento dos vínculos bilaterais, segundo uma nota oficial sobre o encontro.

Após a reunião, os dois líderes presidiram a assinatura de cerca de 30 instrumentos jurídicos para favorecer a cooperação, incluindo um protocolo que oficializa a redução da dívida da ilha para com a China, segundo a televisão estatal cubana.

Foram também assinados acordos que fixam doações chinesas para a modernização das alfândegas cubanas e para a compra de painéis solares, bem como um acordo para um "projeto de reforma ligado à imprensa e materiais gráficos".

Estes acordos abrangem também áreas como ambiente, informática, indústria, biotecnologia, energias renováveis e setor bancário.

Li, que chegou a Havana no sábado para uma visita que se estende até segunda-feira, disse que entre os objetivos da sua viagem está a "intensificação da confiança mútua política" e a "injeção de uma nova dinâmica às relações bilaterais".

Para o primeiro-ministro chinês, Cuba "conquistou êxitos extraordinários na construção e desenvolvimento nacionais, opondo-se resolutamente à ingerência externa e resistindo ao contínuo bloqueio estrangeiro" dos Estados Unidos.

Cuba e a China mantêm relações estreitas, com um intercâmbio que nos primeiros nove meses de 2015 chegou aos 1.596 milhões de dólares, um crescimento de quase 57% em relação ao ano anterior, de acordo com dados oficiais.

Em 2014, o Presidente chinês, Xi Jinping, visitou Cuba, para onde começaram a realizar-se voos direitos a partir da China no final de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório