Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares de manifestantes contra legalização do casamento gay no México

Milhares de pessoas, vestidas de branco, participaram hoje na Cidade do México numa marcha para contestar a intenção do Presidente, Enrique Peña Nieto, de legalizar o casamento homossexual em todo o país.

Milhares de manifestantes contra legalização do casamento gay no México
Notícias ao Minuto

23:55 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Cidade do México

Simpatizantes da causa homossexual, empunhando bandeiras multicoloridas, organizaram, na mesma zona, um encontro para apoiar o casamento entre pessoas do mesmo género, mas a polícia colocou barreiras e dezenas de agentes nas ruas para evitar que apoiantes e opositores se encontrassem.

À frente da marcha organizada pela Frente Nacional pela Família, que reúne grupos religiosos conservadores, surgiam cartazes com a imagem da Virgem de Guadalupe, padroeira do México, e outros em que se lia "A minha família é como a de Nazaré", com desenhos representando as silhuetas de Maria, José e Jesus.

Luis Gallego, porta-voz da União Nacional Cristã para a Família, rodeado por um forte aparato de segurança, disse à agência de notícias France-Presse que, para ser protegida, uma criança precisa de uma família "formada por um homem e uma mulher".

Junto ao percurso dos manifestantes anti-casamento homossexual, um grupo de jovens exibiam cartazes afirmando "Eu sou católico e sou gay. Quero praticar contigo!".

Em maio passado, o Presidente mexicano anunciou a intenção de reformar a Constituição para autorizar, em todo o país, o casamento entre pessoas do mesmo género, até agora limitado a certas regiões.

A Cidade do México é, desde 20017, a primeira na América Latina a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, antes de legalizar o casamento homossexual, em 2009. No entanto, tal apenas é permitido em alguns Estados mexicanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório