Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Polícia de Charlotte vai divulgar vídeo de homícidio de negro

A polícia de Charlotte vai divulgar um vídeo do homicídio de um homem negro durante um encontro com agentes policiais, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, anunciou hoje o comandante da polícia local.

Polícia de Charlotte vai divulgar vídeo de homícidio de negro
Notícias ao Minuto

23:46 - 24/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Kerr Putney disse que vai divulgar as imagens captadas pela "câmara de vídeo presa à roupa (de agentes) e de uma câmara fixada no para-lamas" de um carro das autoridades, que mostram a morte de Keith Lamont Scott, na terça-feira, às mãos da polícia.

A morte, a tiro, de Keith Scott, 43 anos, desencadeou fortes protestos e distúrbios, de que resultaram um morto, vários feridos e meia centena de detidos, além de se reclamar a divulgação das imagens.

A polícia tinha recusado divulgar a filmagem, que, alegava, mostrava que o homem tinha ameaçado os agentes.

O comandante Kerr Putney justificou a decisão de tornar as imagens públicas por ter a garantia de que isso não terá "um impacto negativo" na investigação ao caso.

Scott foi morto a tiro num complexo residencial em Charlotte durante um encontro com agentes que procuravam uma outra pessoa para a deter.

A polícia afirma que o homem tinha uma arma, enquanto a família garante que ele levava um livro na mão.

A família de Scott já divulgou um vídeo, feito com o telefone da sua mulher, que não mostra o momento do tiroteio nem permite concluir se o homem estava ou não armado.

Putney afirmou que os agentes viram marijuana e uma arma, pelo que decidiram que a situação representava "um problema de segurança para a polícia e para o público". O agente adiantou que também serão divulgadas provas de ADN.

A morte de Scott foi a mais recente numa série de homicídios de homens negros que geraram indignação nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório